Começam obras de empreendimento do programa Casa Nova Sorocaba no Jardim Tropical
As obras de construção do Residencial Vista Tropical, primeiro empreendimento do programa habitacional municipal Casa Nova Sorocaba, tiveram início nesta semana. O trabalho é executado pela construtora Múltipla Engenharia, empresa vencedora do processo licitatório, na área de 10.482,77 metros quadrados, localizada na Rua Mário Bacaro, 250, no Jardim Tropical, Zona Oeste da cidade.
“Começaram as obras do primeiro empreendimento do maior programa habitacional da história desta cidade. Vários outros, como esse, também serão construídos em nosso município. Parabenizo a toda a equipe da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária pelo empenho e dedicação em mais essa conquista para Sorocaba”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.
“É uma satisfação darmos início à obra do Residencial Vista Tropical, o primeiro empreendimento do Casa Nova Sorocaba. Além da limpeza do terreno, nesta primeira etapa, as obras se concentrarão na terraplanagem e na fundação das duas torres de apartamentos, além da extensão do sistema viário”, detalha o secretário da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Tiago da Guia.
No total, o primeiro empreendimento contará com 420 apartamentos e cada torre terá 18 andares. O condomínio contará com piscina, campo de futebol, churrasqueira, playground, energia fotovoltaica, sistema de coleta seletiva e captação de água de chuva para reuso, totalizando 21.651,97 metros quadrados de área construída.
Cada apartamento do Residencial Vista Tropical terá uma área de 41 m², com cozinha, sala de estar, dois quartos, banheiro e área de serviço, além de uma vaga na garagem. A empresa Múltipla Engenharia apresentou, em sua proposta, o total de 80 moradias subsidiadas pelo Município, sendo: 26 unidades com subsídio de 100% (gratuitas); 12 com 75%; 15 com 60%; 12 com 50% e 15 com 25%.
Sobre o Casa Nova Sorocaba
O programa habitacional municipal Casa Nova Sorocaba é uma iniciativa alinhada ao Plano de Governo da atual Administração, para construção de casas e apartamentos, por meio de parceria público-privada, que beneficiará milhares de famílias sorocabanas que, há anos, têm parte significativa da sua renda onerada com o aluguel e que, agora, terão a possibilidade de arcar com o financiamento do imóvel, por um valor bem abaixo do mercado. Ainda, parte dessas casas e apartamentos será entregue a custo zero para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Estão previstos, no mínimo, 40 empreendimentos pelo programa, porém, são mais de 330 terrenos públicos vazios na cidade, que estão em constante análise e estudo e que igualmente poderão ser utilizados no programa, para a realização de muitos outros empreendimentos.
Para viabilizar a construção de moradias, o Município cede terrenos públicos ociosos há anos, dotados de toda estrutura necessária no entorno, para as construtoras executarem as obras. Essas áreas são fruto de estudos técnicos específicos para delimitação da capacidade de suporte da infraestrutura, dos impactos urbanísticos e atendimento da demanda habitacional. São áreas onde há escolas, sistema de saúde, transporte coletivo, asfalto, iluminação pública e rede de saneamento.
O programa possibilitará a construção de unidades habitacionais de interesse social mescladas com unidades do mercado imobiliário. Parte dessas casas e apartamentos será entregue a custo zero para famílias em situação de vulnerabilidade social. Outra parte será destinada àquelas pessoas que pagam aluguel, com renda entre três e sete salários mínimos, e que poderão adquirir o seu imóvel próprio, pagando um valor da parcela do financiamento bem menor que o aluguel, conforme a renda. O restante será vendido pelas construtoras no mercado.
Mais informações sobre o Casa Nova Sorocaba podem ser obtidas de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-7287 ou pelo e-mail: casanovasorocaba@sorocaba.sp.gov.br.