Mais sete UBSs de Sorocaba passam a fornecer medicamentos psicotrópicos a pacientes autorizados
No total, as farmácias de 15 Unidades Básicas de Saúde fornecem esses remédios, sempre mediante receita médica e outros documentos necessários
As farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Carandá, Escola, Fiori, Hortência, Marcia Mendes, Paineiras e Simus em Sorocaba passam, desde já, a fornecer medicamentos psicotrópicos a pacientes autorizados. Além dessas, outras oito UBSs da cidade já fornecem esses remédios, sempre mediante receita médica e outros documentos necessários (confira, abaixo), sendo elas: Cerrado, Angélica, Brigadeiro Tobias, Cerrado, Éden, Maria Eugênia, Mineirão, São Guilherme e Wanel Ville.
O fornecimento às unidades é feito pelo Ministério da Saúde, atendendo às demandas da rede, garantindo atenção em saúde mental, cujos medicamentos são destinados ao tratamento dos agravos psíquicos. Esses remédios são prescritos em receituário de controle especial, conforme regulamentado pela Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998. Além das exigências desta Portaria, o usuário deverá comparecer a uma farmácia de referência, portando os documentos gerais.
Para que o usuário tenha acesso aos medicamentos nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde é necessária a apresentação dos seguintes documentos: receita original e cópia contendo o nome do local onde o usuário foi atendido e recebeu a prescrição SUS; nome completo do usuário; nome do medicamento pela Denominação Comum Brasileira (nome genérico do medicamento); descrição de concentração, forma farmacêutica, posologia e quantidade do medicamento suficiente para o tratamento prescrito; duração do tratamento; data da prescrição, assinatura do médico prescritor e carimbo com o número de inscrição no Conselho Regional de Classe. O paciente também deve portar documento de identidade com foto. Para menores de idade, será solicitada apresentação de Certidão de Nascimento aos pais ou responsáveis.
Confira os endereços das UBSs que fornecem medicamentos psicotrópicos a pacientes autorizados:
UBS Angélica – Rua Major Silva Vilela, 27
UBS Brigadeiro Tobias – Rua Ana Gomes Corrêa, 55
UBS Carandá – Rua José Jesus Infantil, 248
UBS Cerrado – Rua Visconde do Rio Branco, 885
UBS Éden – Rua Salvador Leite Marques, 933
UBS Escola – Avenida Comendador Pereira Inácio, 500
UBS Fiori – Rua André Manente, 20
UBS Hortência – Rua Teodoro Kaizel, 677
UBS Márcia Mendes – Rua José Augusto Rabello Junior, 91
UBS Maria Eugênia – Rua Mário Romano, 264
UBS Mineirão – Rua Tenente Érico de Oliveira, 110
UBS Paineiras – Rua Eliza Stefani Lamos, 130
UBS São Guilherme – Rua Belmiro Moreira Soares, s/n
UBS Simus – Alameda dos Lírios, 327
UBS Wanel Ville – Rua Alexandre Caldini, 442