Dia da Guarda Civil Municipal Feminina é celebrado com homenagens em Sorocaba
Para celebrar o Dia da Guarda Civil Municipal Feminina (29 de janeiro), a Prefeitura de Sorocaba realizou, na manhã desta sexta-feira (27), uma programação especial para homenagear as mulheres integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) da cidade. O evento comemorativo ocorreu na sede da Corporação, localizada na Rua Castanho Taques, 100, no Jardim Ana Maria.
A solenidade, que contou com café da manhã especial, apresentação musical, palestra, entre outros atrativos, foi promovida pela Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Fundo Social de Solidariedade (FSS), Secretaria de Comunicação (Secom) e Secretaria de Recursos Humanos (SERH), por meio da Comissão de Endomarketing, em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSMPS).
A data foi instituída por meio da Lei Municipal nº 12.687/2022, em memória da GCM Tânia Mara Marçal Ferreira, que faleceu em 29 de janeiro de 2022, aos 51 anos, depois de ter ficado paraplégica após um ataque de criminosos à base da Guarda Civil Municipal, em 2009.
O prefeito Rodrigo Manga, acompanhado do secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro, e do Comandante da GCM, Davi Dutra, participou da solenidade, conversou e fez fotos com as GCMs. “É uma alegria muito grande estar aqui. Fiz questão de vir, mesmo com a agenda corrida, para mostrar o meu reconhecimento, respeito e carinho por todas vocês, que se dedicam à população sorocabana, com todo amor, realizando um papel fundamental. Parabéns a todas”, declarou o chefe do Executivo.
“Hoje, a GCM possui 45 mulheres atuando, em diferentes funções, diariamente, e esse trabalho realizado por elas é fundamental para o êxito da nossa Corporação. Elas são extremamente dedicadas, competentes e empenhadas na proteção da população e dos bens, serviços e prédios públicos”, destacou o secretário da Sesu.
“É a primeira vez que está sendo comemorado o Dia da Guarda Civil Feminina em Sorocaba, em memória da GCM Tânia, e me sinto honrado de fazer parte deste momento. Hoje, contamos com mais de 40 guardas mulheres, que se dedicam à proteção da população de Sorocaba, realizando um serviço de excelência na área de segurança, com energia, elegância, dedicação, competência e sorrisos que dão vida à nossa Corporação”, afirmou o Comandante da GCM, na abertura da solenidade.
As guardas civis também tiveram a oportunidade de prestigiar a apresentação musical da servidora da Secretaria da Educação (Sedu), Natália Rolim, conferir um vídeo, elaborado pela Comissão de Endomarketing e pela Secom especialmente para a data, e participar de uma palestra com a professora Aline Alcoforado, que tratou da importância de se conectar consigo mesma, motivação, saúde e equilíbrio das emoções, com foco na medicina chinesa. “A energia vital é aquela que nos dá a vitalidade de se mover e se movimentar em prol dos outros, mas a primeira pessoa da lista tem que ser você. Colocamos todas as nossas prioridades na mão do outro e nos esquecemos de nutrir a nossa energia”, salientou.
Marcia Luzetti de Oliveira Leite, supervisora do Plantão da GCM, que está há 30 anos na Corporação e faz parte da segunda turma de mulheres, adorou a homenagem. “É maravilhoso fazer parte da Guarda Civil Municipal de Sorocaba. Aqui, eu construí a minha vida e a minha família. Sempre digo que os 40 guardas que estão sob o meu comando são meus filhos. Tenho que, às vezes, ser enérgica, mas trato todos eles da melhor forma possível, com muito carinho, como uma mãezona mesmo, sempre também procurando entender o lado humano. Prezo muito por isso”, conta.
Além do prefeito Rodrigo Manga, do secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro e do Comandante da GCM, Davi Dutra, a manhã de homenagens contou com a presença da secretária de Comunicação, Fernanda Burattini, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosangela Perecini, da presidente do SSMPS, Ana Paula Pereira de Melo, da 2ª vice-presidente do SSMPS, Tatiane Costa, e da diretora jurídica do SSPMS, Patrícia Aparecida Moron Dipsie.